LIÇÃO 05 - O REINADO DE ACAZIA

Texto Áureo: “Tenha já fim a malícia dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e a mente.” (Sl 7.9)

Leitura Bíblica em Classe: 2 Reis 1.1-8,13-17

Introdução: O reinado de Acazias foi a continuidade do reinado de Acabe, seu pai, com sua mãe Jezabel. Tinha conhecimento de Deus, mas como muitos preferem trilhar o caminho da idolatria. Acazias continuou com o depravado culto aos bezerros que Jeroboão realizava em Betel e Dã e ao mesmo tempo era um adorador de Baal, sob a influência da sua mãe Jezabel. As forças do mal estão presentes desde a criação do mundo e não desistem de agir usando homens para afrontar ao Deus Eterno. Mesmo depois de sofrerem derrotas e mais derrotas, elas se reagrupam e voltam as suas práticas destruidoras em relação ao homem.
1.QUEM FAZ O QUE É MAL AOS OLHOS DE DEUS COMETE PECADO E ELE JULGA O PECADO.
2 Reis 1.1 - E, depois da morte de Acabe, Moabe se revoltou contra Israel. 2 - E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.
Acazias havia sofrido uma queda de um alpendre e ficou enfermo, bem provável com alguma infecção incurável pelos padrões da época. Acazias mergulhado na idolatria ignorou o Deus de Israel e foi procurar saber sobre a sua situação ao deus pagão Baal-Zebube demonstrando uma falta de fé no verdadeiro Deus, o que provocou com isso a sua própria desgraça caindo no juízo divino. Na realidade, ele não foi pedir a cura da sua enfermidade e sim saber do deus de Ecrom se sararia da sua doença ao invés de ir perguntar para o Deus de Israel, pois se assim o fizesse, poderia ter sido curado e se livrado do juízo do Senhor.
2. QUEM PRATICA O PECADO DA IDOLATRIA NÃO ESCAPARÁ DOS JUÍZOS DO SENHOR DEUS
2 Reis 1.3 - Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? 4 - E, por isso, assim diz o SENHOR: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então, Elias partiu.
O ministério dos anjos do Senhor estão sempre em plena atividade, pois Ele não deixa os seus profetas desprovidos de orientação quando necessário. O profeta Elias estava descansando e foi despertado por um anjo a fim de barrar os mensageiros enviados por Acazias no sentido de impedi-los de consultar os profetas do deus pagão Baal-Zebube a respeito da sua saúde. Certamente o rei Acazias aguardava impaciente que os seus mensageiros voltassem com uma resposta animadora, mas na realidade o que ele aguardava iria acontecer de maneira diferente. 
3. OS JUÍZOS DE DEUS SÃO IMPLACÁVEIS QUANDO INTENTAM CONTRA OS SEUS PROFETAS
2 Reis 1.5 - E os mensageiros voltaram para o rei, e ele lhes disse: Que há, que voltastes? 6 - E eles lhe disseram: Um homem nos saiu ao encontro e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou e dizei-lhe: Assim diz o SENHOR: Porventura, não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. 2 Reis 1.7 - E ele lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? 8 - E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita.
Para surpresa sua quem iria aparecer a ele seria aquele a qual tinha grande temor, ou seja, o profeta Elias com um mensagem do Deus de Israel, mensagem que tinha uma repreensão e uma sentença de morte, algo que o rei mais temia. Acazias procurou saber quem teve a audácia de impedir os seus mensageiros de irem consultar os profetas do deus pagão Baal-Zebube fazendo com que a missão deles fosse frustrada. Pediu para darem uma descrição do profeta e identificou como sendo o profeta Elias. Entendeu que se tratava de Elias o inimigo de seu pai, que nunca lhe dissera uma palavra boa. Totalmente irado, Acazias providencia meios usando os seus soldados para trazerem à força na presença dele, o profeta Elias
4. QUEM AFRONTA OS PROFETAS DE DEUS VERÃO QUE NÃO SE PODE LUTAR CONTRA ELE. 
2 Reis 1.13 - E tornou o rei a enviar outro capitão dos terceiros cinquenta, com os seus cinquenta; então, subiu o capitão de cinquenta, e veio, e pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, e disse-lhe: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida e a vida destes cinquenta teus servos. 14 - Eis que fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida.
Zedequias na sua irracionalidade, pois tentando contra o profeta estava afrontando a Deus, mas nem por isso se deteve e enviou primeiramente cinquenta soldados e um capitão, mas para surpresa deles, quando se aproximaram de Elias, Deus mandou fogo do céu e consumiu a todos eles. Não se conformando com isso Zedequias torna a enviar mais ou contingente de cinquenta e um capitão que tiveram o mesmo destino do primeiro. Mas Zedequias era teimoso e não dava sinais de que iria parar com esses envios de soldados e torna a enviar mais cinquenta soldados e um capitão para prender o profeta. O capitão desse terceiro grupo vendo o que aconteceu com os dois primeiros foi mais cauteloso e humilhou-se diante do profeta pondo-se de joelhos e pediu misericórdia.
5. QUEM OUSA AFRONTAR DEUS E NÃO SE ARREPENDE INCORRE EM JUÍZO IRREVOGÁVEL
2 Reis 1.15 - Então, o anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se e desceu com ele ao rei. 16 - E disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura, é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto, desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás. 17 - Assim, pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar, no ano segundo de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, porquanto não tinha filho.
Desta vez o anjo do Senhor interveio encorajando Elias a cumprir a sua missão e ir até a presença do Rei Acazias, para repreendê-lo e declarar a sua sentença de morte.  Diante do ocorrido com os seus soldados, o rei teve que receber o profeta pacificamente e ouví-lo. Elias sempre obediente a voz do Senhor nada tinha a temer e corajosamente entregar a mensagem ao rei, não uma mensagem de alento, mas sim uma mensagem repreensiva e de juízo irrevogável. Ninguém afronta o Deus Eterno e fica impune, pois horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. 

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. - Permita a exibição de anúncios no nosso site. Se você está usando um bloqueador de anúncios peço que desative, pois contamos com a publicidade para ajudar a financiar nosso site. Pastor Adilson Guilhermel

LIÇÕES - 1° TRIM. 2024

2° TRIM. 2024

EBD - 3° TRIM.2024