LIÇÃO 01 - AS PROMESSAS DE DEUS

 LIÇÃO 01 - AS PROMESSAS DE DEUS

Texto Áureo: “E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.” (Jr 1.12)

Leitura Bíblica em Classe: Isaías 55.6-13

 

Introdução: Para entendermos as promessas de Deus é preciso classificá-las assim como nos ensina a bíblia. Ela nos ensina que são duas as classificações das promessas, ou seja, condicionais e incondicionais. As promessas incondicionais são estabelecidas por Deus e não dependem de condutas humanas e nem de desejos dos mesmos, pois todas elas o Senhor cumprirá no seu tempo determinado e, não há como ninguém impedir. Este tipo de promessa está inteiramente ligado a vontade do Senhor, pois faz parte do Seu propósito, sendo que algumas já se cumpriram e outras estão em cumprimento e outras se cumprirão no tempo determinado por Ele. Para a igreja a mais aguardada é o arrebatamento, onde seremos levados para outra dimensão, ou seja, a celestial. Para que possamos fazer parte dessa promessa temos que observar as promessas condicionais que consistem para o seu cumprimento, as ações ligadas as nossas atitudes centradas na obediência irrestrita aos precitos divinos. É bom entender que esse texto de Isaías, o qual podemos tirar algumas lições para nós, não se refere a igreja em si, pois é um texto escatológico que aponta diretamente ao povo de Israel. Devemos entender que para a igreja está incluída somente a tríplice promessa, em que a primeira já foi cumprida na cruz através da conclusão da missão salvífica de Cristo, na sequência há que está para se cumprir a qualquer momento, é o arrebatamento, concluindo com a última que é a vida eterna com Cristo. Esta é a promessa que cabe a igreja e são condicionais para fazermos parte dela depende do nosso comportamento diante de Deus. Já em relação Israel as promessas futuras começarão a ser cumpridas após a igreja deixar esse plano terreno, quando já na grande tribulação poderão alcançar a salvação com a pregação do evangelho do reino e o estabelecimento do milênio onde Cristo reinará sobre eles. Deus garante que Suas promessas serão realizadas. Não importa o tempo que leve, Ele é fiel às Suas palavras e as levará a cabo. Na Bíblia, muitas promessas estão alicerçadas sobre pactos que garantem resultados positivos, embora algumas vezes, tais promessas dependam de responsabilidades que precisam ser cumpridas, pois são condicionais, ou seja, se não cumprirmos, não alcançaremos a promessa.

1. DEUS PROMETE QUE NÃO ESTÁ DISTANTE OU INDIFERENTE A NÓS.

Isaías 55.6 – Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto Isaías 55.7 – Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é perdoar.

Deus não está distante ou indiferente. Ele nos convida a buscar um relacionamento íntimo com Ele. A palavra "enquanto se pode achar" indica que há um tempo oportuno para buscar a Deus, e esse tempo pode passar. É um grande risco tanto para o pecador, estar adiando um encontro com o Senhor, O momento presente é o tempo mais propício para estabelecer uma conexão com Ele e se converter dos seus maus caminhos. Requer um desejo genuíno de conhecê-lo e uma disposição para deixar uma vida de trevas e passar para uma vida de luz como também alcançar o seu Seu amor. O perdão de Deus está sempre disponível para quem o busca com o intenso desejo de salvação.

2. EXISTE UM ABISMO ENTRE OS SEUS PENSAMENTOS E O NOSSO.

Isaías 55.8 – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55.9 – Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Aqui vemos a transcendência divina, quanto a sua dimensão espiritual completamente superior a nossa. Seus pensamentos e caminhos são infinitamente mais elevados do que os nossos, pois nossa capacidade de compreende-lo é extremamente limitada. Nossos pensamentos por mais profundos que sejam, não conseguem discernir em nenhum momento os seus propósitos. O que nos resta é o cumprir o que Ele deseja de nós, ou seja, confiar totalmente nele, mesmo quando Seus caminhos não são compreendidos em nossa mente limitada. Precisamos ter a humildade de reconhecer nossa própria limitação e confiar sempre no Senhor, pois é Ele que sabe o que é melhor para nós, mesmo sem compreendermos os seus caminhos. Isso envolve obediência mesmo quando não compreendemos os seus planos e não interrompermos a nossa comunicação com Ele, para que possamos ser guiados pelo Espírito Santo, pois todos que são guiados por Ele, é que são verdadeiramente os seus filhos.

3. A PALAVRA DE DEUS COMO A CHUVA E NEVE ESSENCIAL A VIDA.

Isaías 55.10 – Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Isaías 55.11 – assim será a palavra que sair da minha boca ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.

A chuva e a neve são elementos essenciais para a vida na terra, pois elas fertilizam o solo, para o cultivo de alimentos. Isso ilustra o efeito transformador da Palavra de Deus em nossas vidas. A palavra que sai da boca de Deus tem o propósito de transformar e dar vida. Ela não volta vazia, mas antes faz o que lhe apraz, que significa cumprir os seus propósitos. A palavra é eficaz e poderosa e sempre alcança os objetivos para os quais foi enviada. A palavra é uma força poderosa e ativa que pode transformar vidas. A palavra nos guia, conforta, corrige e transforma, desde que a recebamos em nossos corações e a colocamos em prática, o que resulta em frutos em nossas vidas, como também em vidas em nosso redor.

4. AO POVO DE ISRAEL NO MILÊNIO HAVERÁ ALEGRIA E RESTAURAÇÃO.

Isaías 55.12 – Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamação de prazer perante a vosso face, e todas as árvores do campo baterão palmas. Isaías 55.13 – Em lugar do espinheiro, crescerá a Faia, e, em lugar da sarça, crescerá a murta; Isso será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.

Aqui é pintado um quadro de um futuro para Israel, que ainda virá e será pleno em alegria promovida pela restauração que mostra uma natureza exuberante que celebra a volta do povo israelita se reconciliando com Deus, sob o reinado de Cristo. A natureza restaurada, simboliza a transformação espiritual que ocorrerá com o povo de Deus, ao retornarem para a terra prometida no reino milenar. O espinheiro e a sarça, plantas espinhosas e sem valor, são substituídas pela faia e pela murta, árvores bonitas e úteis. Essa mudança representa a passagem de um estado pecaminoso e mortal, para um estado de santidade e vida. Tudo isso é um ato divino provando o seu poder e grande amor pelo seu povo. Tudo que foi destruído pelo pecado será restaurado por Deus, trazendo alegria profunda pela salvação recebida. Toda criação geme como tendo dores de parto, mas esses gemidos serão substituídos por celebrações pela obra salvífica de Cristo redimindo um povo que na sua vinda como o Salvador foi, não o reconheceram. Mas esse encontro acontecerá, como diz a palavra: e olharão para Ele, aquele a qual eles transpassaram, e prantearão com grande pranto, aquele ao qual eles transpassaram.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. - Permita a exibição de anúncios no nosso site. Se você está usando um bloqueador de anúncios peço que desative, pois contamos com a publicidade para ajudar a financiar nosso site. Pastor Adilson Guilhermel

LIÇÕES - 1° TRIM. 2024

2° TRIM. 2024

EBD - 3° TRIM.2024