Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 07 - O PERIGO DA MURMURAÇÃO

LIÇÃO 07 - O PERIGO DA MURMURAÇÃO

Texto Áureo: “E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor. ” (1 Со 10.10)

Leitura Bíblica em Classe: Êxodo 16.1-7; 1 Coríntios 10.10,11

Introdução: A murmuração é um pecado que pode ter consequências graves, tanto para o que murmura, como, para aquele que concorda com o murmurador. O murmurador na realidade é alguém com ausência de fé, porque descrê em relação às promessas divinas, chegando ao absurdo de questionar a sua bondade e poder. A murmuração é uma rebelião contra Deus, com o descumprimento dos seus preceitos a serem seguidos. A murmuração gera contendas entre irmãos, como também divisões, enfraquecendo os laços de amor e fraternidade. O murmurador se esquece que a sua conduta é indigna e que pode ser levado a punições divinas, como doenças, morte espiritual e ficar alijado da presença do Senhor. Se não vigiarmos a nós mesmos podemos cair nessa situação e entrarmos para esse rol. Para isso, temos que lutar contra por ser uma batalha diária, sempre em comunhão com o Senhor, praticando os princípios bíblicos e nos afastando daqueles que tentam nos induzir a esse tipo de pecado que é gravíssimo.

1. A MURMURAÇÃO É CONTAGIANTE E UMA AMEAÇA A FE E A COMUNHÃO.

Êxodo 16.1- E, partidos de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois que saíram da terra do Egito. Êxodo 16.2- E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.

Um mês tinha se passado desde que Israel saiu do Egito e foi quando toda a congregação dos israelitas murmurara, motivado pelo fato de todos os suprimentos que trouxeram havia se acabado. Essa é uma questão que se estendeu por todos os tempos com Israel, mas também acontece com pessoas na igreja. É quando as coisas não andam bem, como se deseja, é que começa a surgir os murmuradores, geralmente contra os seus líderes, lançando contra eles toda a culpa. Israel murmurou antes do mar abrir e em Mara quando terminou o suprimento de água e as águas dali eram amargosas e no deserto de Sim, quando terminou o suprimento de alimentos. É preciso ressaltar que um misto de gente que não eram israelitas, também aproveitaram a libertação de Israel do Egito e seguiram junto para saírem da escravidão. (Havia estrangeiros viajando com os israelitas. Eles estavam com muita vontade de comer carne, e até mesmo os israelitas começaram a reclamar, dizendo: — Ah, se tivéssemos um pouco de carne para comer!) Esses estrangeiros ou a multidão mista contribuíram para influenciar os israelitas a murmurar contra Moisés. Essa murmuração era extremamente estúpida, pois tinham uma fartura de carne que poderiam se alimentar, a qual era os seus animais, os quais poderiam ser sacrificados para suprir a fome deles.

2. A MURMURAÇÃO É UM VENENO QUE SE INFILTRA NAS BRECHAS DA FÉ. 

Êxodo 16.3- E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. Êxodo 16.4- Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não. Êxodo 16.5- E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.

Quando escravos no Egito, eles tinham uma boa alimentação, pois isso os deixava fortes para produzir mais no trabalho e, é dessa variedade de alimentos que eles passaram a desejar à liberdade ainda precária no deserto. A falta de alimento sendo inexplicável, pois tinham com eles, os fez esquecer da sua terrível escravidão no Egito, pondo em dúvida os motivos verdadeiros da sua liderança que os tirou do Egito pelo braço forte do Senhor Deus. Deus tira do Egito, e Deus supri as necessidades e como eles queriam pão, o pão viria do céu em abundância, o qual foi o milagre diário do maná que caia de cima todas as manhãs. O maná deveria ser apanhado logo cedo, pois se assim não fosse ele dissolvia e eles deveriam se suprir da quantidade para o dia, pois não poderia ser guardado para o outro dia, pois estragaria. Isso tipifica a nossa nutrição espiritual diária, como diz a oração: “o pão nosso de cada dia”. Essa nutrição vem pela oração, leitura da bíblia e meditação. Essa provisão diária de maná foi um milagre contínuo, durante quase quarenta anos. No sexto dia deveriam colher em dobro, pois o sábado deveria ser guardado com jejum onde não era permitido trabalho manual, tal como colher o maná. 

3. A MURMURAÇÃO NUNCA VAI PASSAR DESPERCEBIDA PELO SENHOR

Êxodo 16.6- Então, disse Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o Senhor vos tirou da terra do Egito, Êxodo 16.7- e amanhã vereis a glória do Senhor, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o Senhor, porque quem somos nós para que murmureis contra nós?

O milagre da manhã foi o maná, mas Deus iria suprir outro desejo dos israelitas quando enviou uma abundância de codornas, para suprir a alimentação desejada que era a carne. Assim, Deus supriu milagrosamente a todos, sem, fazerem qualquer esforço para obter. Pela manhã com a provisão do maná a glória do Senhor iria se manifestar e a tarde a mesma glória iria se manifestar com a provisão da carne das codornas. Quanto as murmurações de Israel era algo que ofendia o Senhor, sendo uma manifestação de incredulidade quanto ao seu poder e as suas promessas. As ofensas da incredulidade eram dirigidas a Moisés e Arão e não pararam por aí, por haver sempre uma continuidade, principalmente quando as coisas não iam bem com a falta de alguma coisa. Vemos que ao longo do tempo, já na dispensação da graça com a igreja, não se difere muito daqueles tempos. As consequências que pesaram sobre os murmuradores vieram por meio de punição pela desobediência desmedida. Foi quando Deus decretou que toda geração com vinte anos ou mais morreria no deserto, sem ter a chance de entrar na terra prometida, sendo que apenas duas pessoas dessa geração foram poupadas. Esses são Josué e Calebe, os quais demonstraram fé e fidelidade a Deus durante todo o tempo. Após quarenta anos vagando pelo deserto, uma nova geração, livre da incredulidade da geração anterior, pode finalmente entrar na Terra Prometida sob a liderança de Josué. Em relação a Israel vemos que uma grande multidão devido à murmuração pereceu no deserto reprovados para não entrar na Sião terrena, assim como também com relação à Igreja por causa desse pecado da murmuração não entrarão na Sião celestial.

4. A MURMURAÇÃO É UM CAMINHO PERIGOSO QUE NOS AFASTA DE DEUS.

1 Coríntios 10.10- E não murmures, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor. 1 Coríntios 10.11- Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

O alerta para a igreja já mostra a murmuração contra os líderes, como foi com Israel em relação a Moisés e Arão, pois as murmurações dirigidas contra eles, na realidade eram dirigidas contra o próprio Deus. Paulo com isto vislumbra as murmurações coríntias contra ele mesmo, como apóstolo de Cristo. O castigo enviado por Deus a Israel foi o envio de um anjo destruidor que levou muitos a morte. Isso tudo são exemplos da má conduta do povo de Israel a não serem seguidas pela Igreja como alguns pensam que por estarmos na dispensação da graça que Deus é só amor, mas esquecem que Ele também é fogo consumidor. Estamos vivendo na última dispensação, a qual é a consumação de todas anteriores, assim sendo a nossa responsabilidade são muito maiores; e será ainda com juízo mais rigoroso do que foi para Israel. Quando enfrentamos desafios e provações e, em nossa caminhada, isso será inevitável, é importante lembrar que Deus está no controle e que é fiel para prover todas as nossas necessidades. A murmuração servirá apenas para agravar mais a situação que estamos enfrentando. O que nos leva a superar situações difíceis é a fé e a gratidão que nos aproximam de Deus e nos fortalecem. Precisamos reconhecer que Deus é bom e os seus planos são perfeitos para nós em qualquer situação. A bíblia nos ensina que venhamos em tudo dar graças.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. - Permita a exibição de anúncios no nosso site. Se você está usando um bloqueador de anúncios peço que desative, pois contamos com a publicidade para ajudar a financiar nosso site. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA