Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 08 - CONFESSANDO E ABANDONANDO O PECADO

 

LIÇÃO 08 - CONFESSANDO E ABANDONANDO O PECADO

Texto Áureo: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. ” (Pv 28.13)

Leitura Bíblica em Classe: Salmos 51.1-12; 1 João 1.8-10

 

Introdução: Quando surgiu o pecado? Sempre quando surge essa pergunta, a resposta é quase sempre que foi lá no Éden, quando Satanás falando pela boca da cobra, induziu Eva e, por conseguinte, esta induziu a Adão a desobedecer um único mandamento divino sobre o fruto proibido. Porém na realidade o pecado não surgiu na esfera terrena e, sim na esfera espacial dentro do reino espiritual, quando Lúcifer (anjo de luz) intentou uma rebelião contra Deus junto com as suas miríades de anjos e foram derrotados tornando-se ele e todos os seus aliados, seres das trevas destituídos eternamente da glória de Deus. Assim ele deixou de ser Lúcifer (anjo de luz) e passou a ser chamado de Diabo ou Satanás que é o mesmo ser. Quando Deus formou o homem e a mulher, Adão e Eva, deu a Adão o governo da terra e o Diabo já com a experiência do que o pecado é capaz, como foi quando ele perdeu o governo do espaço, queria assumir o governo da terra e o único meio de conseguir seria induzindo Adão a pecar e foi exatamente isso que aconteceu. Nesse episódio entende-se que quem vence toma e, ele venceu o homem e tomou o seu governo. Governo esse que Cristo retomou como homem com a sua vitória na Cruz. Como Adão pecou esse pecado se alastrou para toda a sua descendência contaminando a todos com esse mal. O pecado é como uma sombra que paira sobre toda humanidade, desde o período da consciência após Éden, lançando sua escuridão sobre os nossos corações e nos distanciando da santidade de Deus. O único meio de resolver a questão do pecado é entender que estamos debaixo da misericórdia divina, que é a causa de não sermos consumidos, misericórdia essa que nos oferece o caminho da expiação através da confissão e do abandono do pecado. Ninguém pode se achar um super-crente dizendo que nunca vai pecar, pois todos nós estamos sujeitos a isso, daí a necessidade de nos vigiarmos para que não venhamos a cair, como muitos caem. Temos que reconhecer a nossa falibilidade e assumirmos os nossos erros, sem buscar desculpas ou justificativas, pois Deus não aceita nada disso. É confessando nossas transgressões com sinceridade, abrindo o nosso coração ao Senhor, pedindo perdão. Se confessarmos as nossas culpas, Ele é fiel e justo para nos perdoar e o sangue de Jesus Cristo, nos purifica de todo o pecado. Em nossa caminhada rumo a glória é através da fé, que encontramos força para resistir às tentações e perseverar em busca da santidade. É possível esconder nossos pecados de outra pessoa, mas de Deus é impossível e se não houver confissão nunca alcançará misericórdia ficando assim com uma vida estagnada com ausência de espiritualidade e distante de Deus. Assumir a responsabilidade pelo nosso erro e buscar o perdão de Deus é o primeiro passo para a restauração espiritual.

1. SEM ARREPENDIMENTO NÃO HÁ PERDÃO E SEM PERDÃO NÃO HÁ SALVAÇÃO.

Salmos 51.1 - Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Salmos 51.2 - Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Salmos 51.3 - Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Salmos 51.4 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mau, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. Salmos 51.5 - Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51.6 - Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Salmos 51.7- Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.

Neste Salmo 51 que é um dos penitenciais, Davi expressa seu profundo arrependimento pelo pecado que cometeu tanto como com Bete-Seba e com o seu marido Urias. Com Bete-Seba foi o adultério e com Urias foi o assassinato encomendado, ou seja, indiretamente Davi articulou um plano para colocar Urias na frente da batalha junto as muralhas do inimigo tornando-se um alvo fácil, quando veio a ser morto. Davi reconhece sua necessidade desesperada da misericórdia de Deus. Ninguém que peca pode salvar-se a si mesmo, pois só Deus tem o poder de perdoar pecados e, Davi sabia que estava impuro e anseia para ser purificado de seus pecados, pois o que mais desejava era ser limpo e livre da culpa que o afligia. Diante de Deus não há como tentar minimizar o pecado, pois todo pecado doloso é uma ofensa contra o Senhor e para isso é necessário reconhecer com sinceridade o seu erro e confessar totalmente arrependido para alcançar a misericórdia e o perdão. Deus é justo e santo e, é com essa postura que seremos justificados no seu julgamento. Davi reconhece a sua natureza pecaminosa, que todos têm desde o momento do nosso nascimento e devemos entender que não somos perfeitos e precisamos estar sempre debaixo da graça divina para continuarmos nesse processo de salvação. É através da justiça divina quando aplicada tanto para justificar como para corrigir, que aprendemos a viver uma vida justa e santa. Deus corrige e açoita aqueles a qual Ele ama e devemos ser gratos por isso sem murmuração. Davi deseja uma purificação e limpeza completa de seus pecados para ficar mais puro que a neve. Não importa o tamanho do pecado, pois mesmo assim Deus ainda pode nos perdoar e restaurar, desde que haja um arrependimento sincero e busca do Seu perdão e seremos purificados para vivermos sempre em novidade de vida. Todos nós pecamos e, todos nós precisamos da graça Deus, que sempre está disposto a nos ouvir e restaurar.  

2. O RETORNO DA ALEGRIA E DO LOUVOR SÓ RESURGE ATRAVÉZ DO PERDÃO.

Salmos 51.8- Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Salmos 51.9 - Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Salmos 51.10- Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. 11- Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmos 51.12- Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

O pecado deixa o pecador em um estado de humilhação e, mais ainda, que não fica mais oculto aos olhos de outros. É preciso saber que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, que não dá para esconder nada. Elas podem ser tanto físicas (pessoas) como espirituais (anjos e demônios) e mais ainda, a própria trindade divina. Davi foi tomado pelo arrependimento e pela busca do perdão. Ele necessitava urgentemente disso, pois a sua vida em pecado estava acometida num profundo vazio existencial e o único meio de ser restaurado e ter de volta a alegria da presença de Deus era alcançar o perdão divino. Nas suas palavras ele revela uma profunda necessidade de reconexão com o Senhor, pois estava com a sua estrutura física e espiritual como estando com os ossos quebrantados pelo peso do pecado. A disciplina divina estava em curso e, era necessária, pois ela aprofundava os seus anseios pela restauração da felicidade que só Deus pode proporcionar. As suas transgressões eram profundamente graves e tinha a conscientização do seu erro e um desejo de uma transformação interiorizada. Algo que mais temia era ser lançado fora da presença de Deus e ter o Espírito Santo retirado dele. Nesta situação angustiante e temerosa ele reconhece a sua dependência da comunhão com Deus e implora para que essa comunhão não seja interrompida. Ele queria ter de volta a alegria da salvação e voltar a ter um espírito voluntário que o capacitaria a servir a Deus com um coração totalmente renovado. Em nossa caminhada rumo a glória celestial é necessário para não cairmos em tentação ter desejo se ser guiado pela vontade divina em plena comunhão com o Espírito Santo.

 

3. A PROMESSA DO PERDÃO DIVINO SE CUMPRE QUANDO HÁ VERDADE EM NÓS.

1 João 1.8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 1 João 1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1.10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

O pecado exige confissão, pois existe a promessa divina de que podemos nele alcançar o perdão e a purificação. Todos nós estamos sujeitos a falhar, ou errar e por isso pensar em ausência de pecado é pura ilusão. Ninguém por mais justo que seja pode afirmar que não tem pecado, pois se assim o disser está enganando a si mesmo e, não há verdade em nós. Essa declaração desafia a ideia de que alguém pode levar uma vida cristã sem cometer erros ou transgressões. Precisamos entender que existe o pecado doloso e o pecado culposo. O primeiro é o pecado praticado conscientemente de que está praticando algo que vai contra a palavra de Deus, o qual é um pecado contra Deus e contra o corpo de Cristo, que é a igreja. O segundo é o pecado culposo, ou seja, sem intenção, ou involuntário que todos nós por algum descuido estamos sujeitos a cometer. Esse pecado por ser involuntário não é contra Deus e nem contra o corpo, desde que conscientemente e imediatamente pedimos perdão ao Senhor reconhecendo o nosso ato falho. A confissão, seja lá qual for o erro cometido, é o caminho para o perdão e a restauração do nosso relacionamento com Deus. Se dissermos que não pecamos, ou tentando ocultar o erro, estaremos vivendo uma vida de mentira, porque a palavra não estará em nós. Quem nega o pecado, está negando a verdade de Deus e ficamos afastados da Sua graça. Precisamos ter a humildade de saber reconhecer a nossa falibilidade entendendo que a necessidade de Deus é fundamental para o nosso crescimento espiritual. Só podemos fortalecer nossa relação com Deus para vivermos uma vida plena e abundante, sendo verdadeiro para com Ele. Pecado é errar o alvo e por mais que Deus queira nos perdoar, não pode fazê-lo enquanto não houver a confissão. Importa que reconheçamos que ao consumá-lo nos desviamos da retidão. Nesse caso o pecado precisa ser apagado, como se apaga um registro, como também lavado, como se lavam as manchas de um tecido e purificado como um leproso é purificado pelo toque de Cristo. Nosso único argumento é a multidão das misericórdias de Deus, a qual deve ser alcançada para recebermos o Seu perdão. Só que não basta ser perdoado, isto porque, o verdadeiro arrependimento deve ser preservado para não voltar aos antigos pecados. Devemos ter um coração puro e detestar a menor mancha de pecado; com um espírito inabalável, sustentado pelo Espírito Santo.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. - Permita a exibição de anúncios no nosso site. Se você está usando um bloqueador de anúncios peço que desative, pois contamos com a publicidade para ajudar a financiar nosso site. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA