Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 09 - RESISTINDO À TENTAÇÃO NO CAMINHO

LIÇÃO 09 - RESISTINDO À TENTAÇÃO NO CAMINHO

Texto Áureo: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41)

Leitura Bíblica em Classe: Mateus 4.1-11

 

Introdução: A palavra de ordem é vigiar e orai, a qual é um chamado à vigilância e a oração. Esta palavra é um poderoso alerta sobre algo que não podemos ignorar ou negligenciar, a qual é para nos conscientizarmos de que estamos em uma batalha constante contra a tentação. A vigilância e a oração são práticas essenciais em nossa vida cristã se quisermos ser vitoriosos quanto a esse mal que acedia a todos. A oração é o nosso canal de comunicação com Deus, o qual não pode ser interrompido, pois ela nos conecta à força e à Sua sabedoria; e a vigilância nos mantém alertas contra os ardis e ciladas do inimigo. Esses elementos essenciais, que são a oração e vigilância, objetiva evitarmos as tentações, para que elas não venham nos dominar, o que por sua vez, possa nos desviar do caminho que Deus nos traçou. O espírito está pronto, mas a carne é fraca, significa que o espírito sendo renovado pela fé, anseia por santidade e a carne por sua natureza com as suas fraquesas é propensa a cair em tentação. A oração deve ser um hábito constante e não somente em momentos de desespero, pois nesse caso não encontrará a força necessária para vencer as tentações, porém sendo um cristão de oração, terá o discernimento e a graça para superar e vencer qualquer tipo de tentação. Precisamos vigiar os nossos pensamentos; palavras e ações, sempre atento aos nossos impulsos para serem refreados antes que a tentação seja consumada. A comunhão com o Espírito Santo é essencial para termos força nessa luta contra a tentação, bem como a nossa mente que é um atributo da alma deve se ocupar com as coisas de Deus e não com as coisas do mundo. Mantendo essa disciplina, Deus é fiel e não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar. Lembrar sempre que em nossa caminhada estamos sendo testados para sermos aprovados para entrar no reino dos céus, assim como as virgens prudentes. O mundo oferece coisas boas e coisas reprováveis e se o nosso coração se voltar para as coisas reprováveis e a carne desejar essas coisas, o Diabo vai tentar para que o desejo seja consumado e nesse caso o pecado toma conta.

1. PRIMEIRA TENTAÇÃO FOI A NÍVEL DA CARNE.

Mateus 4.1 - Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4.2 - E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; Mateus 4.3 - E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Mateus 4.4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

A tentação surgiu com Lúcifer, o qual estava governando o espaço junto com a terça parte das miríades de anjos e, a sua queda se deu quando ele foi tentado pelo orgulho e pelo desejo de ser igual a Deus. Ele se exaltou a tal ponto de querer subir aos céus e ser igual ao altíssimo. Seu coração era perfeito até que a iniquidade o corrompeu. O orgulho e a rebelião contra Deus são pecados graves que podem levar um cristão a queda. Nessa condição Lúcifer que deixou de ser anjo de luz, passando a ser chamado de Diabo e Satanás, ingressou no jardim do Éden com a intenção de destronar Adão do seu governo constituído por Deus, usando da mesma arma, a qual o fez cair, que foi a tentação. Através da tentação o Diabo venceu Adão tomando dele o seu governo. Assim ele quis usar a mesma arma na tentação com Jesus, a qual seria o único meio de derrotá-lo e continuar com o governo da terra. O diabo é ardiloso e vemos que ele não tentou Jesus durante o seu jejum de quarenta dias e sim no final do jejum. Jesus como homem despojado de todo o seu poder ao finalizar o jejum de 40 dias e 40 noites, é visitado pelo diabo para ser tentado por ele. Nessa passagem vislumbramos o início de uma batalha espiritual que Jesus travou contra o diabo, episódio esse que nos mostra valiosas lições sobre fé, obediência e a importância do poder da palavra de Deus. Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo a um deserto árido e solitário para um longo jejum que era uma preparação para a sua jornada missionária, onde enfrentaria várias situações contrárias engendradas pelo diabo. É preciso ressaltar que o jejum de Jesus era de alimentos e não de água, pois como homem Ele não suportaria ficar 40 dias e noites sem água, a não ser que usasse do seu próprio poder do qual foi despojado e, isso seria a sua derrota. Fica claro essa explicação porque o diabo lhe propôs fazer um milagre de transformar pedra em pão. Quem está morrendo de sede, a primeira escolha entre água e pão, é lógico que seria água. A fome após o jejum o torna vulnerável à tentação, criando um cenário propício para o ataque do diabo. O diabo usa de uma provocação quando diz: "se tu és o Filho de Deus" com isso ele tenta Jesus a usar seu poder divino para satisfazer sua necessidade de alimento, com o propósito de desviá-lo do plano de Deus. Nessa provocação ele insinua dúvida sobre a filiação divina de Jesus, buscando plantar a semente da incerteza em sua mente. Esse é um dos modos operante usado por Satanás para tentar pessoas em estado de fragilidade física ou espiritual. Porém Jesus tinha a resposta à altura para afrontar o diabo usando o poder da palavra com firmeza e convicção, enfatizando a dependência de Deus para a vida física e espiritual. A palavra de Deus é colocada acima das suas necessidades físicas, se sustentando na obediência à vontade divina. A primeira tentação é derrotada pela palavra pondo assim a estratégia do diabo caindo por terra. A tentação é uma realidade, como foi na vida de Jesus, também é na vida de todos. O diabo procura sempre explorar nossas fraquezas objetivando nos desviar do caminho de Deus. A palavra de Deus, que é a espada do Espírito é a principal arma para vencer as tentações impostas pelo diabo. Com fé e obediência ao Senhor sempre teremos força para vencer as tentações.

2. SEGUNDA TENTAÇÃO FOI A NÍVEL DE ALMA.

Mateus 4.5 - Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, Mateus 4.6 - e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Mateus 4.7 - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

O diabo não conseguindo vencer Jesus na carne passa para outra tentação que é a nível de alma. Para isso ele transporta Jesus do deserto para Jerusalém, isso porque, no deserto não tinha público e, em Jerusalém tinha visto que essa tentação envolvia tentar o Senhor para um ato espetacular diante do povo. O local foi o pináculo do templo, o qual era o lugar mais alto. Ali estando o diabo inicia a sua tentação dirigindo-se a Jesus fazendo um desafio questionando a sua identidade como Filho de Deus e deveria provar isso num ato espetacular diante do povo que estava embaixo no pátio do templo. O diabo conhece a palavra e faz uso dela distorcendo-a para induzir Jesus a cair na sua tentação. Ele disse atira-te daqui e dará ordens aos seus anjos a teu respeito. Aqui conjecturando, significa que os anjos o ampararão na queda e nada te acontecerá. Jesus dá uma resposta ao diabo deixando claro que não se submeterá à sua tentação, pois isso significaria provar Deus e colocar a sua fé em dúvida, assim Ele rebate dizendo: não tentarás ao Senhor teu Deus. Essa tentação no pináculo foi um desfio a fé de Jesus e a resposta do Senhor, o qual demonstrou sua firmeza na fé. Jesus reconheceu a sua proteção divina, mas se recusa a usá-la para provar ser o Filho de Deus. A fé verdadeira não se baseia de demonstrações espetaculares, mas sim na obediência à vontade do Senhor Deus. Isso nos ensina sobre a importância de termos uma fé inabalável em qualquer tipo de tentação, sabendo que se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós.

3. TERCEIRA TENTAÇÃO FOI A NÍVEL DO ESPÍRITO.

Mateus 4.8 - Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. Mateus 4.9 - E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4.10 - Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Mateus 4.11 - Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

O diabo tentou Jesus na carne, na alma e sem nada conseguir ele parte para tenta-lo no Espírito. Nessa passagem, ele leva Jesus para um monte alto e lhe oferece todos os reinos do mundo tentando desvia-lo de seu propósito. Vemos que quando o diabo oferece todos os reinos do mundo, e Jesus não o questiona, simplesmente porque ele, o diabo estava de posse do reino, isso desde quando tomou o governo de Adão na sua queda. Para Jesus tomar de volta o governo da terra era condicional que Ele consumasse com vitória o seu sacrifício na cruz e, jamais de outra maneira. Fazendo aqui uma suposição caso Jesus aceitasse a cair na tentação do diabo. Primeiramente Jesus seria derrotado, em seguida caindo na tentação cometeria um pecado, pecando não mais retomaria o seu poder e ficaria submisso ao diabo não podendo mais voltar a presença do Pai e, o diabo continuaria governando o mundo e, a humanidade estaria eternamente debaixo de escravidão. Só que o Deus Pai quando enviou o seu Filho ao mundo, na Sua presciência sabia que Jesus sairia vencedor e que o diabo seria derrotado. Na resposta ao diabo, Jesus rebate afirmando que a adoração é devida somente a Deus e nessa resistência o diabo o deixa vindo os anjos para servir Jesus e, é nesse momento que o Seu jejum é encerrado. Depois dessa tentação presencial o diabo não usaria desse expediente novamente, pois passaria a agir em oculto usando pessoas e alguns religiosos de Jerusalém e, até mesmo o seu discípulo Pedro, quando tenta demovê-lo de seguir para Jerusalém e o Senhor repreende dizendo; passa para trás de mim satanás. As tentações podem vir de diversas formas, mas a fidelidade a Deus deve ser inabalável, pois Ele é o único Senhor e digno de toda nossa adoração. A vitória de Jesus sobre as três tentações é um exemplo a ser seguido, para termos força, a fim de enfrentarmos as nossas próprias lutas contra o inimigo da nossa alma. A tentação em si mesma, não é pecado; só quando as más sugestões do tentador são aceitas é que se tornam pecado. Precisamos entender que ao nosso redor existe uma tenebrosa região do mal, de onde surgem as tentações. O apóstolo Paulo disse: eu posso todas as coisas, mas nem tudo me convém. Temos o livre arbítrio de fazer o que quisermos, mas como cristãos temos que vigiar para não fazermos o que vai contra a palavra de Deus.

Pastor Adilson Guilhermel

Um comentário:

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. - Permita a exibição de anúncios no nosso site. Se você está usando um bloqueador de anúncios peço que desative, pois contamos com a publicidade para ajudar a financiar nosso site. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA