Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 10 - DESENVOLVENDO UMA CONSCIÊNCIA DE SANTIDADE

 LIÇÃO 10 - DESENVOLVENDO UMA

CONSCIÊNCIA DE SANTIDADE

TEXTO ÁUREO: “Segui a paz com todos e a
santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. 
(Hb 12.14)

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Pedro 1.13-21

Introdução: A paz faz parte do fruto do Espírito e, é uma qualidade espiritual essencial na vida de todo cristão. Ela consiste primeiramente em estar em harmonia com Deus, acima de tudo, porque fomos justificados e reconciliados com Ele e essa paz deve estar estendida também em uma harmonia com a igreja. Isso significa cultivar um espírito pacífico e reconciliador em nossos relacionamentos com os outros. Devemos evitar contendas e buscar soluções pacíficas para os conflitos. Igreja é lugar de adoração e comunhão com todos e a paz é um ingrediente necessário para que esse relacionamento seja verdadeiro aos olhos de Deus, pois Igreja não é lugar de contendas, pois um relacionamento contencioso é prejudicial para a congregação inteira. É preciso também que haja uma conexão perfeita com a paz e santidade para haver harmonia. O Salmo diz: O quão bom e com suave é, que os irmãos vivam em união. A paz precisa ser cultivada e a maneira certa de cultivá-la é mediante a santidade pessoal de cada um, pois cada um estando nessa situação, não haverá contendas, manifestação de carnalidade, revanchismos e ausência de santidade. Outro fator essencial é o amor, pois onde na ausência dele a igreja deixa de ser espiritual e sim carnal, daí a necessidade de seguirmos a paz com todos sem qualquer restrição. A santificação significa estar afastados de toda a aparência do mal, pois se não estivermos inseridos nesse processo não existe comunhão com Deus. A santificação é absolutamente necessária para mantermos na condição de salvos, pois como está escrito: sem a santificação ninguém verá o Senhor.

1. SANTIDADE UMA JORNADA CONTÍNUA EM CADA ATITUDE.

1 Pedro 1.13 — Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo, 1 Pedro 1.14 — como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 1 Pedro 1.15 — mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,  

Aqui temos uma exortação para um chamado a santidade e esperança, com um convite a uma vida transformada pela fé em Jesus Cristo. Cingir os lombos, conforme os costumes da época, significam prender as vestes longas com uma faixa para facilitar o movimento. Simbolicamente, representa preparar-se para a ação, sempre agindo com sabedoria e discernimento com os olhos voltados para a glória de Deus. Isso nos dá motivação para vivermos um presente com a esperança viva da volta do Senhor. Assim, o fato de Cristo está na iminência de vir buscar a Sua Igreja é, e deve ser um incentivo para mantermos o nosso equilíbrio espiritual, sendo sóbrio, entendendo que Satanás está sempre ao nosso derredor. Devemos esperar inteiramente depositando em Cristo todas as nossas esperanças, mesmo quando as coisas ao nosso redor pareçam sombrias, com a nossa fé voltada para Ele, tudo se torna claro. Com a nossa mentalidade focada nisso estaremos experimentando a sua graça, pois dependemos dela a cada momento. A nossa fé é fortalecida quando a nossa visão se volta para a vinda de Cristo, como também a nossa esperança é nutrida em tempos bons e, em tempos difíceis, pois com essa postura recebemos mais da graça de Deus. A Santidade de Deus é algo precioso que herdamos para termos uma vida em contínuo processo de santificação, pois somos participantes da natureza divina, a qual deve ser revelada praticando uma vida piedosa que é praticar a bondade em tudo. Como filhos obedientes ganhamos uma nova identidade em Cristo e isso implica em submissão à vontade de Deus como filhos que rompemos com o passado rejeitando os desejos pecaminosos que caracterizavam a nossa vida como pecadores. A fé em Cristo nos faz reconhecer a transformação, pois ela nos trouxe luz e discernimento, que revela a natureza pecaminosa das antigas concupiscências. Mantendo essa vida transformada ficamos livres do domínio do pecado e alinhada com os princípios divinos. O nosso aperfeiçoamento espiritual deve ser contínuo, sempre procurando estar buscando a vontade de Deus e aplicando em todas as áreas da nossa vida. A santidade não é o objetivo final, porque o objetivo final é a glorificação que para ser atingida é preciso estar vivendo uma vida de santidade contínua.  

2. SANTIDADE É VIVER DE ACORDO AOS PRINCÍPIOS DIVINOS.

1 Pedro 1.16 - porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1.17 - E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1.18 - sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, 1 Pedro 1.19 - mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

Sede santos, porque Eu sou Santo, isso é Deus se revelando em sua perfeição e santidade, nos chamando para sermos semelhantes a Ele. Esse chamado é uma condicional divina e ninguém pense que a santidade seja um fardo que tenhamos que carregar, muito pelo contrário, é um privilégio por ser através dela que temos a oportunidade de termos uma vida de comunhão com Deus. Alguém só pode dizer que leva uma vida em santidade, se de verdade abandonou o pecado e cultiva uma vida de comunhão e obediência à vontade de Deus. Devemos entender que a palavra de Deus é uma luz para nos guiar neste mundo de trevas, como também é alimento que nos fortalece e água para nos purificar e tirar toda sequidão espiritual. Ela também é essencial para o desenvolvimento da nossa santificação, por revelar a vontade de Deus em nossa vida, onde ela atua em nossa mente através da ação do Espírito Santo. Não é fácil se manter puro neste mundo contaminado, mas é preciso entender que se estivermos firmes na palavra estaremos revestidos de toda a armadura de Deus para estarmos firmes contra todas a astúcias do diabo. Deus julga segundo a obra de cada um sem acepção de pessoas, não importando em qual posição exerce no contexto do corpo de Cristo. O Senhor não tem o culpado por inocente, pois embora sendo um Pai Justo e amoroso, Ele julga segundo as nossas ações. Isso nos conscientiza a vivermos uma vida marcada pelo temor reverencial, sempre reconhecendo sua autoridade e poder. Fomos resgatados por um alto preço pago pelo Nosso Senhor Jesus Cristo através do seu sacrifício e não por meio de coisas corruptíveis como o ouro ou a prata. Antes tínhamos uma vida pecaminosa e sem propósito, ou seja, a vida do velho homem, mas agora somos libertos para dizermos como disse o apóstolo Paulo: não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. O seu sangue nos purificou do pecado do velho homem, o qual o sangue dos animais na velha aliança não removia, pois somente cobria. Isso nos deu acesso ao trono da glória de Deus e, é o que importa para vivermos uma vida digna do sacrifício de Cristo, em santidade e obediência. Devemos buscar a Deus diariamente e abrindo sempre o nosso coração para a continuidade da nossa transformação através da sua graça infinita.

3. SANTIDADE É O QUE MANTÉM A NOSSA FÉ E ESPERANÇA

1 Pedro 1.20 - o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós; 1 Pedro 1.21 - e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.

A pré-existência de Jesus Cristo não teve início, mas sempre existiu ao lado do Pai, compondo com a pessoa do Espírito Santo a Trindade Divina. No princípio era o Verbo e o Verbo estava como Deus e o Verbo era Deus. A encarnação de Jesus envolveu o grande amor do Deus Pai pela humanidade, o que fez com que Ele desse o Seu Filho Unigênito para todos os que nele cressem alcançassem a vida eterna, o que continua em vigor nesta dispensação da graça. Deus escolheu se manifestar ao mundo através da pessoa do Seu Filho, que precisou assumir a natureza humana para ser o nosso Salvador. Esse amor de Deus pela humanidade é um amor incompreensível dada a condição do homem no pecado e com os olhos vendados para essa realidade, pois vivíamos em trevas, até que o Seu Filho através do seu sacrifício na Cruz, nos trouxe para a Sua maravilhosa luz. Temos visto que o mundo está cada vez mais se aprofundando no pecado de uma forma incontrolável, mas tudo isso já estava previsto por Deus na sua presciência e uma coisa podemos ter certeza é que Ele continua no controle de tudo. No apagar das luzes dessa dispensação da graça, o Senhor Deus continua se importando profundamente em resgatar almas das garras do diabo. Isso porque o desejo dele é salvar mais e mais, porém a qualquer momento Ele dará um basta e encerrará essa dispensação enviando o Seu Filho para arrebatar a sua noiva, a Igreja. Jesus ressuscitou dos mortos e a nossa fé é baseada na sua ressurreição, a qual é a prova irrefutável do seu poder sobre a morte. Sua ressurreição nos dá a certeza da vida eterna, pois já fomos ressuscitados com Cristo no momento em que nos convertemos a Ele. Continuemos nutrindo uma fé inabalável, sempre com uma viva esperança que a Sua promessa será cumprida, pois fiel é Ele que prometeu, pois é apenas um pouquinho de tempo e o que há de vir, virá e não tardará. Com a nossa fé nutrida pela palavra, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus temos força para superarmos as dificuldades a enfrentar em nossa caminhada, mas cheios de alegria, pois sabemos para onde vamos quando partirmos deste mundo.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. - Permita a exibição de anúncios no nosso site. Se você está usando um bloqueador de anúncios peço que desative, pois contamos com a publicidade para ajudar a financiar nosso site. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA