Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 11 - A REALIDADE BÍBLICA DO INFERNO

LIÇÃO 11 - A REALIDADE BÍBLICA DO INFERNO

Texto Áureo: “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. ” (Mt 25.41)

Leitura Bíblica em Classe: Mateus 25.41-46

 

Introdução: O maior perigo que a humanidade está correndo, não é as guerras; rumores de guerra; violências; pandemias; etc., pois o maior perigo é a vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja. Isto porque, todo o cenário catastrófico atual, mundialmente falando, não terá comparação com o cenário catastrófico que há de vir. Toda a humanidade perecerá fisicamente, pois o seu espírito será lançado no lugar de tormento, que ainda não é o inferno. Haverá salvação nesse período, que prioritariamente trata-se do povo de Israel e de nações que aceitarem Cristo quando evangelizados pelos 144 mil judeus que pregarão o evangelho do Reino. Quem aceitar Cristo através desse evangelho, é que serão salvos para o reino milenar. Os cristãos néscios que ficaram, além do sofrimento causado pela situação terrível em que o mundo estará, terão um sofrimento redobrado, pois se auto atormentarão por não viverem segundo a palavra de Deus, sabendo que não terão outra oportunidade de salvação. A Bíblia diz que eis que não és frio, nem quente, mas sim morno e por isso vomitar-te-ei da minha boca. A epifania é a vinda de Cristo presencialmente no monte das oliveiras ordenará a derrota dos exércitos inimigos que virão contra Jerusalém. Essa derrota será imposta no vale do Armagedom, onde os exércitos que vinham atacar Jerusalém serão todos dizimados. Na sequência desse evento, Cristo ordenará que o falso profeta e o anticristo sejam lançados no inferno, sendo que o diabo e seus anjos caídos serão presos no abismo até o final do reino milenar, onde serão soltos para tentar o povo. Nessa ocasião, muitos aderirão a ele e Cristo imporá uma derrota total ao diabo e aos que se aliaram a ele formando um grande exército de rebeldes apostatas. Nessa ocasião o diabo e seus demônios serão lançados no inferno para sempre. A seguir haverá o julgamento das nações, onde serão reunidos os salvos na grande tribulação e todos os não salvos. Os israelitas salvos serão chamados de ovelhas e os não salvos de bodes, sendo que os salvos ficarão à direita de Cristo e os não salvos ficarão à esquerda de Cristo. Esse julgamento não é o do trono branco, o qual só acontecerá no final do reino milenar. É preciso entender que esse julgamento é a separação dos que estarão sob o reino de Cristo no milênio e dos que serão mortos fisicamente e lançados no Sheol onde ficarão confinados até o julgamento do juízo final. A morte de todos que foram identificados como bodes no julgamento das nações será assim: Zacarias 14.12 E esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca. Os que foram identificados como ovelhas, Israel e povos de outras nações convertidos que lhe deram assistência serão convidados a entrar no reino que lhes foi preparado.  

 

1. INFERNO, O TERRÍVEL DESTINO DOS QUE REJEITAM A DEUS.

Mateus 25.41 - Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Esta passagem é um pré-anúncio do que acontecerá com toda a humanidade perdida no final do reino milenar e não no julgamento das nações que será no final da grande tribulação. No final do reino milenar será o julgamento do juízo final ou do grande trono branco e no julgamento das nações os condenados ficarão confinados no Sheol que é um lugar de tormento, mas não ainda o inferno. Então com esse pré-anúncio fica entendido sobre o que vai acontecer com todos os pré-condenados no término do milênio no juízo final.

Quando Jesus diz apartai-vos de mim, significa uma separação definitiva, que revela aqui uma ruptura que será irrevogável em relação a Deus, ou seja, sem perdão. Esses estarão na condição de malditos, pois essa separação definitiva em relação ao Senhor Deus é a essência do sofrimento eterno no inferno, o qual é um lugar de tormento de onde ninguém conseguirá sair. Como malditos irão carregar a severidade da condenação por terem se recusado a graça e o amor de Deus, por meio de Cristo. O fogo eterno revela que será um lugar de intenso sofrimento contínuo e perpétuo, onde todos e com mais intensidade será a angústia espiritual dos que não obedeceram aos preceitos divinos, pois se auto atormentarão. O inferno foi criado para o diabo e seus anjos e não para os seres humanos, porém como os humanos aderiram a ele continuando seus seguidores que juntados a ele irão para o mesmo lugar. O inferno foi criado por Deus com esse propósito, pois na sua presciência já antevia que haveria aqueles que não o desejariam. É difícil o homem se conscientizar da gravidade do pecado, como também ignorando a justiça divina, porém quem se impeliu a buscar o perdão e a salvação em Jesus Cristo evitou a terrível e assombrosa realidade que é o inferno. Quem não se arrepender rejeitando a mensagem do evangelho, não terá como evitar o inferno, como também não alcançará a vida eterna com Deus.

2. INFERNO, LUGAR PARA QUEM TENTA JUSTIFICAR SUA OMISSÃO

Mateus 25.42 - porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Mateus 25.43 - sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes. Mateus 25.44 - Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos?

As obras de misericórdia serão julgadas pelo Senhor Jesus, quando no julgamento das nações onde se descreve os critérios pelos quais as pessoas serão julgadas. Essas obras relatadas referem-se ao período da grande tribulação, quando os israelitas que aceitaram Jesus serão perseguidos e presos pelo anticristo. Isso acontecerá em meados da grande tribulação que é o tempo em que o anticristo vai se revelar a Israel querendo adoração, o que lhe será negado pelos israelitas salvos. Esses israelitas salvos aceitaram Jesus pela pregação do evangelho do reino pelos 144 mil judeus na primeira parte da tribulação. Digo primeira parte porque esses 144 só atuarão nesse período, pois serão todos martirizados pelo anticristo após cumprirem a sua missão junto ao povo da promessa. Os povos das nações da linhagem de Abrão também serão evangelizados e como não serão tão visados como os judeus, eles não poderão ficar omissos em relação a eles. Por isso deverão alimentar os famintos e dar de beber ao sedento, as quais são atos de misericórdia com os salvos perseguidos, demonstrando compaixão e preocupação em socorrê-los. Acolher os estrangeiros salvos oferecendo abrigo e proteção demonstrando hospitalidade e acolhimento. Vestir os nus, provendo roupas para os dias frios, demonstrando cuidado e com a dignidade dos necessitados. Visitando os presos, dando apoio aos que estão sofrendo com o isolamento, oferecendo companhia e apoio, demonstrando o amor pelo próximo, o qual é uma demonstração de compaixão por eles. Isso é para a nossa reflexão que envolve ações buscando praticar as obras de misericórdia, com gestos de compaixão pelo nosso próximo, por menor que seja. Os que ajudarem estarão à direita de Cristo como ovelhas e, os que não ajudarem estarão à esquerda de Cristo com bodes, os quais receberão a punição pelas suas omissões. Os pecadores condenados, embora não tenham nenhuma defesa que os justifique, em vão irão oferecer desculpas. Aqueles que haviam desprezado os judeus em necessidade, não reconheceram que haviam desprezado o próprio Cristo.

3. INFERNO, UM LUGAR DE PUNIÇÃO ETERNA E SEM ESPERANÇA.

Mateus 25.45 - Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. Mateus 25.46 - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.

Jesus pré-anunciou o julgamento das nações, fato esse que já aconteceu quando Ele desceu a terra impondo uma pesada derrota contra satanás, o anticristo e o falso profeta. Nessa conclusão, satanás e seus demônios sairão de cena, pois ficarão trancafiados em prisões durante o reino milenar de Cristo e depois serão soltos para tentar o povo, que é quando eles sofrerão a derrota final, sendo também lançados no inferno. Quanto ao anticristo e o falso profeta sairão de cena sendo perpetuamente lançados no inferno. O inferno será inaugurado com esses dois seres malignos, que serão os primeiros habitantes, sendo que os demais habitantes só serão lançados ali, no final do reino milenar, após o julgamento do juízo final. Proponho descobrirmos quem são os pequenos e descobrir sua identidade. Não estamos falando de crianças, mas de todos os que passaram por dificuldades, como pobres e doentes, presos e presos, e estrangeiros e refugiados. Jesus aqui se identifica com os mais necessitados e quem cuida deles é como se estivesse cuidando do próprio Jesus e, quem não se preocupar em cuidar desses incorre no pecado de omissão, como estando negando ao Senhor. Jesus se refere aos crentes e não aos pecadores em geral, pois esses já estão condenados, mas sim aos crentes omissos dentre uma diversidade de situações. Desse modo, também estarão condenados, porém, tanto os pecadores como os crentes perdidos, os quais ficarão no Sheol que é um lugar de tormento, até o julgamento do juízo final, onde receberão a sentença da condenação eterna.

Pastor Adilson Guilhermel - th.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. - Permita a exibição de anúncios no nosso site. Se você está usando um bloqueador de anúncios peço que desative, pois contamos com a publicidade para ajudar a financiar nosso site. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA