Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 13 - A CIDADE CELESTIAL

LIÇÃO 13 - A CIDADE CELESTIAL

Texto Áureo: Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. (Fp 3.20)

Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 21.9-14; 22.1-5

Introdução: Qualquer pessoa quando muda para uma casa nova, sente-se feliz, realizada, pois o que ela planejou durante anos tornou-se realidade. Muito mais maravilhoso é saber que uma cidade dessa magnitude, nos aguarda, uma cidade preparada pelo Senhor Deus. Cidade que tem sua Glória, para um dia ser nosso lar por toda a Eternidade.

No livro de Apocalipse, capítulo 21, o Apóstolo João, descreve a Jerusalém Celestial, revelada por Deus. Uma cidade cuja beleza nunca vista antes, e ainda com a Glória de Deus. O apóstolo relata sua grandeza e descreve os materiais empregados em sua construção. Tanto as pedras preciosas, como o ouro, sendo este último material encontrado em abundância na construção da cidade, das praças e pavimentação das casas. Diga-se que, o Arquiteto Celestial, não economizou na construção da Cidade Santa. Essas características são suficientes para demonstrarem a grandeza da cidade construída pelo Todo Poderoso. A Jerusalém celestial e a sua magnitude confirmam que não se trata da Jerusalém terrena. Considerando, que ela é medida em estádio (antiga medida usada pelos romanos), e cada estádio equivale a 185,00 metros e convertendo os 12.000 estádios para metros, teremos 2.220.000,00 metros, ou 2.220,00 km. no seu comprimento, largura e altura eram iguais. Considerando que ela é um quadrado perfeito, a área da projeção da Jerusalém celestial corresponde aproximadamente a 57,90 da área do Brasil, ou seja, mais da metade do país. Considerando que a Jerusalém celestial foi construída com pedras preciosas, metais pesados como ouro, prata o seu peso é descomunal. Considerando sua estrutura descomunal, não teria condições de descer a terra, pois o seu peso afetaria o próprio planeta. Considerando o seu tamanho descomunal se descesse a terra, ela cobriria todo o oriente médio, parte da Ásia, da Europa, da África, o que esmagaria todos esses lugares.

1. A CIDADE CELESTIAL SERÁ A HABITAÇÃO DE CRISTO E A IGREJA.

Apocalipse 21.9 - E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

O serviço angelical é exposto aqui, com anjos que executam os juízos divinos, como também trazem mensagens do Senhor com revelações de grande relevância. Na presente era, ou seja, nesta dispensação da graça, a Igreja, como uma virgem, é a noiva de Cristo, porém após o arrebatamento, ela passará a condição de esposa, a mulher do Cordeiro entendendo-se que se trata de uma linguagem simbólica. Nessa linguagem entendemos que se trata da união eterna e definitiva com o Senhor Jesus Cristo e, essa é uma realidade inquestionável.  Essa visão simboliza a Igreja unida com Cristo em um relacionamento íntimo e eterno.

2. A CIDADE CELESTIAL FICARÁ E ÓRBITA FIXA NO ESPAÇO SIDERAL

Apocalipse 21.10 - E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

A visão dada a João da cidade que descia do céu, é lógico que se trata da Jerusalém celestial e, essa passagem é alvo de muitas interpretações errôneas, nas quais entendem que ela desce na terra, o que é impossível. Paulo disse que foi ao terceiro céu, o que significa que temos três céus: o atmosférico, o espacial e o celestial. Quando diz que a cidade descia do céu, entende-se que ela vai se estacionar numa órbita fixa no segundo céu, ou seja, o espaço, o qual é o lugar apropriado devido à falta de gravidade. O comentarista da lição bíblica diz equivocadamente que a Jerusalém celestial virá no final do milênio, o que não é verdade, pois surgirá no espaço no final da grande tribulação, com Cristo e sua Igreja, para o seu reino milenar.

3. A CIDADE CELESTIAL TERÁ O SHEKINAH DE DEUS ETERNAMENTE

Apocalipse 21.11 - E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

A glória da cidade do Senhor, é comparada a uma pedra (preciosíssima). Isso indica a presença de Deus e não somente a sua manifestação ocasional como acontecia no antigo tabernáculo montado no deserto. É o Shekinah de Deus vindo habitar permanentemente com os santos, como indica a frase daqueles que estiverem na terra e quando olharem para o espaço irão ver a Cidade celestial e dirão… o Senhor está ali.

4. A CIDADE CELESTIAL TERÁ UMA VISÃO DA SUA MAGNIFICÊNCIA

Apocalipse 21.12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel. Apocalipse 21.13 - Da banda do levante, tinha três portas; da banda do norte, três portas; da banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas. Apocalipse 21.14 - E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

A descrição da Cidade Celestial revela a sua magnificência.

Muros: A cidade é frequentemente cercada por muros altos e impenetráveis, simbolizando proteção e segurança.

Portões: A entrada na cidade é feita por portões magníficos, que representam o acesso à vida eterna.

Ruas: As ruas da cidade são feitas de ouro puro ou outros materiais preciosos, simbolizando a riqueza e a glória do Céu.

Edifícios: Os edifícios da cidade são grandiosos e belos, feitos de materiais como jaspe, safira e esmeralda.

Luz: A cidade é iluminada por uma luz celestial que não se apaga, simbolizando a presença constante de Deus.

Ausência de sofrimento: Na Cidade Celestial, não há dor, morte, sofrimento ou lágrimas.

5. A CIDADE CELESTIAL FOI REVELADA AGORA É A CIDADE TERRENA

Apocalipse 22.1 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22.2 - No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Apocalipse 22.3 - E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. Apocalipse 22.4 - E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome. Apocalipse 22.5 - E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.

Jesus disse aos seus discípulos que na casa do seu Pai tinha muitas moradas e irei vos preparar lugar. Jesus está falando da Cidade celestial construída no céu celestial, mas que um dia ela desceria no seu resplendor sobre a terra e não na terra. A cidade celestial é a nova Jerusalém que ficará no espaço, não confundir com a Jerusalém terrena que está no monte Moriá. Considerando que a Cidade celestial é a habitação da igreja glorificada, onde há uma vida independente e necessária, sem qualquer tipo de necessidade física, é evidente que esta passagem não está se tratando dela e sim da Cidade terrena.  O Rio da Água da Vida (Apocalipse 22:1): Cristalino e puro: A água do rio simboliza a vida eterna, que é pura, limpa e refrescante. Proveniente do trono de Deus e do Cordeiro: A fonte da vida é Deus e Jesus Cristo, demonstrando a união perfeita entre eles.

A Árvore da Vida (Apocalipse 22:2): Localizada no centro da cidade: A árvore-da-vida representa a vida abundante e a cura que Deus oferece aos seus filhos. Frutos frutíferos: A árvore produz doze frutos diferentes a cada mês, simbolizando a provisão contínua de bênçãos de Deus. Folhas medicinais: As folhas da árvore servem para a cura das nações, demonstrando o poder de Deus para restaurar e curar.

A Ausência de Maldição (Apocalipse 22:3): O povo do milênio, ou seja, de Israel e de outras nações desfrutarão de todas essas bênçãos no reinado do Senhor Jesus Cristo. Também haverá o fim da maldição: A maldição que entrou no mundo devido ao pecado será completamente removida na Jerusalém terrena, pois o Senhor Jesus, como Rei, regerá a todos com muito amor, mas também com vara de ferro. Trono de Deus e do Cordeiro: A presença de Deus e Jesus Cristo na cidade significa que a justiça, a paz e o amor reinarão para sempre.

Adoração e serviço: Os servos de Deus o adorarão e o servirão com alegria e gratidão. O brilho da Jerusalém celestial que estará em órbita fixa no espaço sobre a Jerusalém terrena alumiará toda a terra no reino milenar de Cristo, brilho esse que ofuscará o do sol e da lua. Significa que o seu brilho durante o dia será notório e a noite o seu brilho tornará a noite em dia.

Pastor Adilson Guilhermel

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. - Permita a exibição de anúncios no nosso site. Se você está usando um bloqueador de anúncios peço que desative, pois contamos com a publicidade para ajudar a financiar nosso site. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA