DISPLAY

LIÇÃO 03 - PROMESSAS DE DEUS PARA A IGREJA

LIÇÃO 03 - PROMESSAS DE DEUS PARA A IGREJA

Texto Áureo: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16.18)

Leitura Bíblica em Classe: Mateus 28.18-20; Marcos 16.15-18; Atos 1.6-8

 

Introdução: Muitos mesmo em nossos dias ainda mantêm o absurdo de se intitular um sucessor de Pedro, que seria nas suas mentes ignorantes a pedra que sustenta a Igreja. Jesus disse: tu és Pedro, ou seja, um fragmento de uma pedra, e continuando disse: sobre esta pedra, aqui se referindo a Ele próprio. O Senhor que é a Rocha sustentadora da Igreja na qual está edificada. Nesta simbologia onde Jesus se identifica como pedra, vamos ver que mais tarde Pedro na sua confissão disse que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Essa confissão deixa claro que Cristo seria o fundamento sobre a qual a igreja seria construída. Essa pedra é o foco principal que simboliza a pessoa de Jesus, o qual afirma que a igreja é forte e duradoura e que nada poderia abalar a sua estrutura, nem o inferno. A igreja de Cristo é edificada sobre um fundamento sólido e imutável e nada poderá destruí-la.

 

1. CABE A IGREJA UMA INCUMBÊNCIA DE LEVAR O EVANGELHO AO MUNDO.

Mateus 28.18 – E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Mateus 28.19 – Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28.20 – ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

A incumbência para a Igreja de caráter universal reúne ministérios e demais ofícios ao mais humilde discípulo que jamais haverá um dia em que o Senhor não esteja perto. Jesus já no seu estado ressuscitado e glorificado, estabelece a missão da igreja para até o final da dispensação da graça. Jesus com a sua vitória gloriosa, declara a sua soberania universal, tanto no reino físico e espiritual. Exercendo a sua autoridade Ele enfatiza a sua divindade, como também o seu direito de dar ordens. Aqui no caso, é a grande comissão exclusivamente para a igreja porque Ele tem todo o poder e, seus seguidores podem ter confiança no êxito de cumprir a missão que lhes é ordenada. A palavra IDE, não é um pedido, mas sim uma ordem para uma missão a ser cumprida e nenhum dos seus seguidores podem ser omissos a ela. A sua ordem sempre implica no sentido urgente e necessária e todos estão inseridos nela, tanto os da linha de frente, como os que ficam na retaguarda. Jesus ensinou a todos seus discípulos para essa missão, pois deveriam ensinar todas as nações, ou seja, fazendo discípulos, daí, a necessidade do ensino bíblico para que possam realizar a missão a contento. Quanto ao batismo, existe o batismo espiritual que ocorre na conversão a Cristo e, o batismo nas águas que é um testemunho externo de fé em Cristo. A promessa de Jesus é que estaria constantemente com seus seguidores através daquele a qual enviou para estar em nós, o qual é o Espírito Santo. Devemos estar sempre motivados conscientemente a levar as boas novas de Jesus a todas as pessoas, em todos os lugares e, a fazer discípulos que farão outros discípulos para que esse fator multiplicador esteja sempre ativo.

 

2. CABE A IGREJA SABER QUE, O MUNDO INTEIRO SÃO OBJETO DA PREGAÇÃO.

Marcos 16.15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16.16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16.17 – E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; Marcos 16.18 – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

A missão da igreja não é só local, mas sim, universal, pois a ordem de Jesus é que levem a mensagem do Evangelho a todas as pessoas, em todos os lugares. Quando Jesus fala, quem crer e for batizado será salvo, não está se referindo ao batismo nas águas como muitos pensam, mas sim o batismo espiritual, que ocorre no momento da conversão a Cristo. O batismo nas águas só deve ser realizado, após um discipulado. Quem rejeita a mensagem do evangelho da graça enfrentarão a condenação eterna. Os pregoeiros do evangelho serão acompanhados de sinais, pois terão o poder de realizar milagres como prova de autenticidade de sua mensagem. Esses sinais foram mais evidentes nos primórdios da igreja através dos apóstolos, que eram usados pelo Espírito Santo em milagres extraordinários, pois o povo precisava acreditar que eram verdadeiros discípulos de Cristo, que deram seguimento a sua obra. Expulsão de demônios, dom de língua, imunidade a venenos e cura divina, são exemplos de dons espirituais concedidos aos seguidores de Cristo para confirmar a sua mensagem do Evangelho, o que contribui para ganhar mais almas para o reino de Deus. Em relação aos dons espirituais é preciso entender que são dados pelo Espírito para o bem do crescimento da igreja e não para a glória individual. A grande comissão continua ativa em nossos tempos e, ela se estende aos nossos amigos, familiares e os arredores da nossa congregação, o que se chama de missões urbanas.

3. CABE A IGREJA DEMONSTRAR O CARÁTER UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.

Atos 1.6 – Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? Atos 1.7 – E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Atos 1.8 – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Os judeus viviam numa expectativa messiânica, ainda sobre influencia do Antigo Testamento. Eles aguardavam o surgimento de um Messias político que libertasse Israel e restaurasse o reino davídico. Eles questionaram Jesus que sendo Ele o Messias, se iriam cumprir essa expectativa naquele tempo. Jesus enfatiza claramente aos questionadores que a forma como Deus age são determinados por Ele e estão além da compreensão humana. Jesus mostra que naquele tempo o foco é outro, ou seja, ganhar alma para o reino e para isso eles teriam a presença do Espírito Santo, tanto para guia-los, com também equipá-los com dons espirituais para a missão que lhes foi dada. Podemos resumir que a missão da Igreja objetiva essencialmente proclamar as boas novas da salvação em Jesus Cristo a todas as nações. O reino espiritual de Deus não seria estabelecido pela espada do soldado, mas pelo testemunho do evangelizador. A promessa de restauração do reino de Israel só terá o seu cumprimento quando Cristo estabelecer o período milenar, ou seja, o reino milenar, já com os israelitas tendo reconhecido o Senhor como o Messias, o qual eles não o receberam na sua encarnação como o Cristo.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

DISPLAY