Lição 12: IMERSOS NO ESPÍRITO NOS ÚLTIMOS DIAS
Texto Áureo: ”Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” (Jo 7.38)
Leitura Bíblicas em Classe: Ezequiel 47.1-12
Introdução: Lembrando que toda essa passagem envolve o Reino de Cristo no milênio e não se refere a Igreja. A Igreja estará em outro patamar, ou seja, fazendo parte do reino espiritual servindo a Cristo. Ezequiel foi um profeta que teve o privilégio de ser tomado em visões gloriosas, embora algumas chegaram a entristecê-lo, mas sabia que eram os planos de Deus em andamento e tudo dentro dos seus propósitos. As mais gloriosas foram as que mostravam que Deus tinha um plano para a salvação de Israel, as quais ele compreendeu diante de vários quadros ruins para Israel, que nem tudo estava perdido, muito pelo contrário. Nessas visões o que o consolava é que a restauração de Israel estava assegurada, pois o nome do Senhor iria sobressair entre as nações e que não haveria derrota, pois isso seria uma desonra para Ele. Nessa visão é revelado que o Israel salvo durante a grande tribulação, estará com todas as suas tribos reunidas no reino de Cristo no milênio. Neste reino eles estarão com o coração purificado e com o espírito ressurreto formando um só rebanho e, que terão o Salvador Jesus Cristo como o seu único Pastor.
1. DO TEMPLO SAIRÁ ÁGUAS PURIFICADORAS QUE RESTAURARÃO A TERRA E O MAR.
Ezequiel 47.1 – Depois disso, me fez voltar à entrada da casa, e eis que saíam umas águas de debaixo do umbral da casa, para o oriente; porque a face da casa olhava para o oriente, e as águas vinham de baixo, desde a banda direita da casa, da banda do sul do altar. Ezequiel 47.2 – E ele me tirou pelo caminho da porta do norte e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até a porta exterior, pelo caminho que olha para o oriente; e eis que corriam umas águas desde a banda direita. Ezequiel 47.3 – Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. Ezequiel 47.4 – E mediu mais mil e me fez passar pelas águas ,águas que me davam pelos joelhos; e mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. Ezequiel 47.5 – E mediu mais mil e era um ribeiro, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, ribeiro pelo qual não se podia passar.
As águas purificadoras que fluirão no novo templo em Jerusalém, serão intensas e perenes, ou seja, contínuas e os seus efeitos serão restauradores e curadores. Isto porque, é Cristo quem está reinando, Ele é o Rei de toda a terra, tanto no período de mil anos, como na sua continuidade após o grande julgamento no trono branco, onde todos os perdidos serão julgados e condenados ao castigo eterno. Neste reino o Senhor será a fonte de todas as bênçãos e, uma das essenciais será as águas que fluirão do Seu santuário. A visão do homem com o cordel de medir, significa o volume de água, que flui do santuário formando um pequeno córrego e paulatinamente vai aos poucos aumentando de volume pelo poder do Senhor. Esse aumento das águas impressionou o profeta, pois era algo extraordinário e nunca visto. Usando de simbologias podemos entender que as bênçãos divinas dentro dos seus propósitos de restauração de um mundo destruído, necessitará das suas operações de maravilhas, que resultarão em prosperidade em todos os sentidos, tanto material, físico como espiritual para o povo do reino milenar.
2. COM O VOLUME DE ÁGUA O SOLO IMPRODUTIVO SERÁ UM LINDO PARAÍSO EDÊNICO.
Ezequiel 47.6 – E me disse: Viste, filho do homem? Então, me levou e me tornou a trazer à margem do ribeiro. Ezequiel 47.7 – E, tornando eu, eis que à margem do ribeiro havia uma grande abundância de árvores, de uma e de outra banda. Ezequiel 47.8 – Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, sararão as águas.
A vida no reino milenar de Cristo, não virá de palácios e sim exclusivamente do Templo de Deus, trazendo restauração de tudo que foi devastado pelos efeitos das guerras e catástrofes ocorridas no período da grande tribulação. O volume de águas que sairão do Templo em Jerusalém irão aumentando gradativamente seguindo um curso estabelecido pelo Senhor e chegarão ao seu ápice irrigando as terras até chegar ao mar morto. Mas será que as águas só terão efeito no mar morto tornando-as potáveis? Examinando o livro de Apocalipse vemos que após o Arcanjo Miguel lançar por terra Satanás do seu trono que fica no céu espacial, Ele lançará um perseguição contra os judeus que estavam em Jerusalém, os quais terão que fugir em direção a Petra que fica ao sul do mar morto. (E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. Apocalipse 12:15,16) Nessa ocasião para deter os judeus em fuga, ele, Satanás lançará grande quantidade de água contra eles, mas por intervenção divina abrir-se-á um grande canal até o golfo de acaba que é um braço do mar vermelho, esse canal é que deterá as águas lançadas pelo Diabo. Isso acontecerá na metade da grande tribulação. Assim vemos já no reino milenar que as águas vindas do templo, não só sarará o mar morto, como também atingirá os oceanos, não para nesse caso tirar a salinidade, mas sim para purificar essas águas que estarão contaminadas pelos efeitos das grandes eventos catastróficos que ocorrerão nesse período. A fauna e a flora serão recuperadas e nas águas muita fartura de peixes. Muitas árvores frutíferas produzindo nas estações próprias onde o povo poderá ver o toque divino em todas as coisas. Todos os animais terrestres serão dóceis entre eles, como também com todos os habitantes, sejam adultos, ou crianças. (E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. Isaías 11:6-9). Pelo que vemos a alimentação dos israelitas e nações salvas será só de peixe, frutas e cereais e não mais de animais terrestres.
3. COM O EFEITO DAS ÁGUAS TUDO SERÁ SARADO COM PROSPERIDADE SEM MEDIDA
Ezequiel 47.9 – E será que toda criatura vivente que vier por onde quer que entrarem esses dois ribeiros viverá, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão essas águas e sararão, e viverá tudo por onde quer que entrar esse ribeiro. Ezequiel 47.10 – Será também que os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar Grande, em multidão excessiva. Ezequiel 47.11- Mas os seus charcos e os seus lamaceiros não sararão; serão deixados para sal. Ezequiel 47.12 – E junto do ribeiro, à sua margem, de uma e de outra banda, subirá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem perecerá o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.
No reino de Cristo a morte vai ceder lugar a vida, por todos os lugares onde habitam os povos. Essas águas fluindo perenemente fará os lugares desertos se tornarem férteis, pois onde elas tocarem tudo será abundante. Onde Deus entra em cena com as suas operações milagrosas dão vida em tudo que tiver ao redor. Israel como um reino terrestre dependerão do fluir dessas águas para terem vida e vida com abundância. Já a igreja depende do rio da vida fluindo de Cristo, como Ele disse a mulher samaritana…quem beber da água que eu lhe der, jamais terá sede. Todo o velho mundo contaminado pelo pecado, será totalmente purificado tornando-se um novo mundo trazendo paz e felicidade para todos os habitantes do reino do Senhor. Satanás junto com os seus anjos caídos estarão presos por mil anos, portanto nesse período não haverá tentações vindas da parte dele. Notamos que nesta visão sempre é enfatizado a questão da grande piscosidade onde os pescadores lançarão as suas redes apanhando grande quantidade de todo tipo de pescado. Muitos frutos de todo tipo, como também as folhas dessas árvores frutíferas servirão de remédio. Nesse reino haverá longevidade (Isaías 65:20 Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado). Lembremos que todas essas visões estão especificamente voltadas para Israel durante o reino milenar de Cristo, sendo que a igreja não mais pertencerá ao reino físico e sim ao reino espiritual. Estaremos com Cristo servindo a Ele nesse reino, já com corpo glorificado, semelhante ao mesmo corpo do Senhor, quando já glorificado apareceu aos seus discípulos, atravessando parede, se materializando e se desmaterializando, ou seja um corpo imaterial, mas que pode se tornar visível aos olhos dos homens.
Pastor Adilson Guilhermel