Lição 12: A Promessa de Vida Abundante | 4° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS
TEXTO ÁUREO: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” (Jo 10.9,10)
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: João 10.7-18
Introdução: O que seria uma vida abundante para o cristão? Por acaso seria uma vida materialmente próspera com todo o conforto material e financeiro? É lógico que não, pois em se tratando de um cristão pelo fato de que estamos nesse mundo, mas não pertencemos mais a este mundo, pois somos cidadãos dos céus e sendo assim o nosso foco, não é o materialismo e sim o espiritualismo. E como seres espirituais a nossa vida é algo muito mais profundo do que uma vida materialmente confortável, pois ela evolve um relacionamento íntimo com Deus para conhecê-lo mais e mais procurando manter uma comunhão constante com Ele. Uma vida abundante para nós é termos paz interior em meio às dificuldades da vida, experimentado a paz que excede todo entendimento e uma alegria que só quem tem essa paz pode experimentar e que ninguém pode nos tirar. Uma vida abundante é estarmos num processo contínuo de crescimento e transformação, alimentados pela palavra e uma vida de oração. Uma vida abundante é experimentar e sentir a plenitude de Deus em todas as áreas da nossa vida.
1. JOÃO BATISTA ABRIU A PORTA E JESUS SE TORNA ELE MESMO A PORTA.
João 10.7- Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Jesus, o bom pastor. Ele entrou pela porta que João Batista abriu e tornou-se a porta. Ela permanece aberta a todos que apresentarem a Ele e, assim entrará para a comunhão e sairá para o serviço. João Batista o precursor preparou o caminho para a chegada de Jesus, anunciando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele "abriu a porta" ao convidar as pessoas ao arrependimento e ao batismo, preparando-as para receber o Messias. Quando Jesus diz “Eu sou a porta”, Ele se apresenta como o único caminho para Deus. Ele é o mediador entre Deus e os homens, proporcionando a nossa reconciliação com Ele. A porta que Jesus é permanece sempre aberta, sem requisitos especiais, exceto vir a Ele com o coração arrependido e aceitá-lo como seu único e suficiente Salvador.
2. TEMOS PROMESSA DE VIDA ABUNDANTE, MAS CUIDADO COMO OS EXPLORADORES.
João 10.8- Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.
O sistema religioso judaico estava prejudicado por alguns integrantes que se inclinaram para o lado da corrupção, com uma gana exploratória e enganosa sem qualquer espiritualidade. Jesus se contrapôs a eles rotulando-os como falsos pastores, que só imaginavam tirar proveito das pessoas que na sua simplicidade não discerniam os seus intentos malignos. Jesus por sua vez, é o Bom Pastor que dá a sua vida pelas ovelhas e os que não deram ouvidos aos falsos pastores são aquelas que buscaram verdades ensinadas pelo Senhor. Buscando a verdade pregada pelo Senhor, eles reconheceram Nele a voz do verdadeiro Pastor. Em nossos dias é preciso muito cuidado com os falsos profetas que se apresentam como líderes espirituais, mas não possuem a verdade, pois são lobos com pele de ovelhas.
3. JESUS COMO A PORTA NOS DA A LIBERDADE DE ENTRAR PARA A COMUNHÃO E SAIR PARA SERVI-LO.
João 10.9- Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Jesus se declara como a única porta de salvação e não há outro caminho para a reconciliação com o Deus Pai a não ser por Ele. O acesso está disponível a todos, pois a porta está aberta para todos que desejam entrar e não há requisitos além da fé em Jesus como Salvador. A salvação só se encontra em Cristo, pois só Ele pode perdoar o pecador e fazer a expiação através do seu sangue para purificá-lo de todo pecado. Quando se entra por esta porta acontece o novo nascimento espiritual, onde o converso passa a fazer parte do reino de Deus. Entrará e sairá significa a liberdade para ir e vir, sem medo ou restrição. Entrará para a comunhão e sairá para o serviço. As pastagens significam uma vida de prosperidade espiritual que Jesus prometeu uma vida cheia de paz e comunhão com Deus.
4. QUEM QUER TER VIDA COM ABUNDANCIA TEM QUE ATENTAR PARA O LADRÃO E O BOM PASTOR.
João 10.10- O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.
Existem os líderes que são chamados por Cristo e existem os que se chamaram a si próprio se intitulando um líder. Os falsos líderes buscam tão somente desviar as pessoas da sua fé, a esperança e a alegria, pois o que pregam desta longe da verdade. Esses falsos líderes com as suas heresias levam muitos a adotar as suas práticas hereges correndo sérios riscos quanto a sua salvação. Quem vive na verdade tem o privilégio de uma vida plena, satisfatória e com propósitos eternos. O ladrão busca destruir vidas, e o Bom Pastor busca dar vida e vida com abundância.
5. JESUS COMO BOM PASTOR É AQUELE QUE SAI EM BUSCA DA OVELHA PERDIDA.
João 10.11- Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Jesus como o bom Pastor, entregou Sua vida na cruz para resgatar almas prisioneiras de Satanás aprofundadas no pecado. O amor pelas ovelhas nutrido pelo bom Pastor é incondicional, pois mesmo quando elas se desviam, e sempre se dispõe a ir atrás trazendo-as de volta ao redil.
6. O CONTRASTE ENTRE O ZELO DO BOM PASTOR E O LADO SOBRIO DOS MERCENÁRIOS.
João 10.12- Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
Contrastando com o amor e zelo do bom Pastor, Jesus mostra o lado sombrio dos falsos líderes religiosos. Esses líderes são motivados por interesse próprios, pois não possuem qualquer interesse com o rebanho. O seu interesse na realidade é o lucro e não com o bem-estar das ovelhas. As ovelhas não pertencem ao mercenário, pois não há vínculos com elas e sim só o interesse exploratório. O mercenário que se identifica como o falso pastor, também recebe a alcunha de lobo, desprovido de qualquer vínculo com as ovelhas, ao contrário de Cristo que tem um vínculo profundo e cheio de amor por elas. O bom Pastor protege as ovelhas do perigo, enquanto o mercenário as abandona a sua própria sorte.
7. O MERCENÁRIO NÃO TEM VÍNCULO COM AS OVELHAS E NÃO SE IMPORTAM COM ELAS.
João 10.13- Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.
Falsos pastores têm muitos e isso é notório pelo que é divulgado por meios de comunicação. Esses não estão interessados no bem estar das ovelhas, mas sim no seu próprio benefício financeiro. Observa-se neles a falta de vinculo, pois não tem relacionamento profundo com as ovelhas e não se importa com o destino delas. Diante de situações conflitantes o mercenário demonstra medo e covardia, abandonando as ovelhas à sua própria sorte.
8. A MISSÃO DE CRISTO FOI UNIVERSAL COM UM SÓ REBANHO E ELE COMO UM ÚNICO PASTOR.
João 10.14- Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10.15- Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas. João 10.16- Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. 17- Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. João 10.18- Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse mandamento recebi de meu Pai.
Cristo se apresentando como o bom Pastor assinala o grande inimigo das almas que vem para roubar, matar e destruir o qual é o Diabo, que se transfigura em anjo de luz. Essa transfiguração não se trata dele próprio, mas daqueles a qual usa que são os mercenários da fé, travestidos de anjos de luz, mas são lobos devoradores. Cristo não veio para destruir, mas sim para construir, salvar e dar vida aos mortos no pecado. Não fique satisfeito enquanto a sua vida não se tornar abundante, pois ela custou a vida do bom Pastor. Cristo não hesitou em nenhum momento se interpor entre as ovelhas e os lobos do sistema religioso integrados pelos fariseus, saduceus e os sacerdotes corruptos. Ele como o bom Pastor requer de nós uma intimidade no saber entre Ele e nós, comparadas pelo menos a qual Ele tem com o Pai. O olhar do Senhor ia além dos muros do aprisco judaico, que nem poderia ser comparado a um aprisco, mas sim a um curral, pois o olhar do Senhor visava às ovelhas gentias que estavam longe. Há muitos apriscos, mas só pode haver um rebanho, pois somos um corpo só, cujo cabeça é Cristo e, é bom saber que o corpo de Cristo não tem placas.
Pastor Adilson Guilhermel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale com o Pastor