LIÇÃO 7 – O MINISTÉRIO DE PROFETA

O MINISTÉRIO DE PROFETA

Lição 7 – 16 de Maio de 2021

Texto Áureo: I Coríntios 12.28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Leitura Bíblica em Classe: I Coríntios 12.27-29; Efésios 4.11-13

Read more

LIÇÃO 6 – O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO

Aula em vídeo: https://youtu.be/u5MsFAwrkvQ

O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO
Lição 6 – 9 de Maio de 2021
Texto Áureo: Efésios 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Leitura Bíblica em Classe: Efésios 4.7-16 

Introdução: A obra visando à salvação foi efetuada por etapas, sendo a primeira pela salvação adquirida através do sacrifício de Cristo na Cruz, e a segunda foi colocar essa salvação ao alcance dos homens: Deus realiza esta segunda etapa pela missão e mensagem dos apóstolos. A terceira etapa foi através dos apóstolos que prepararam ministros para a continuidade evangelística da qual eles lançaram os primeiros fundamentos. Para o ministério do apóstolo, a bíblia é explícita em revelar que Jesus escolheu somente doze apóstolos e com a exclusão de Judas, Ele chamou e comissionou Paulo para ocupar este lugar. Em atos 1.23 os apóstolos resolveram solucionar a questão de preencher a vaga deixada por Judas lançando sortes usando o Urim e Tumim que eram usados pelos sacerdotes da antiga aliança, portanto eles não poderiam usar isso como meio de escolha. Os envolvidos a serem sorteados erroneamente pelos apóstolos estavam Matias e José Barsabás e nesse sorteio foi escolhido Matias para ser o décimo segundo apóstolo contrariando algo que era uma prerrogativa de Cristo. Porém essa foi uma escolha do homem e não de Cristo, tanto que não foi aceita pelo Senhor, visto ter sido Paulo o escolhido de Cristo para ser o seu décimo segundo apóstolo. Embora no livro de Atos vemos que Barnabé é citado junto com Paulo como apóstolo, porém isso não pode ser aceito como justificativa para a sucessão apostólica, pois Lucas o escritor de Atos, fez essa citação apenas para honrar Barnabé pela sua dedicação junto com Paulo. Como o que Barnabé fazia se se assemelhava com a atividade dos apóstolos (Atos 14.14) não significa que ele era verdadeiramente um apóstolo. Paulo se considerava o menor dos apóstolos e também como o último a ser chamado, como ele próprio descreve aqui: (E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. 1 Coríntios 15:8), ou seja, nascido fora de tempo. Usando a figura de um edifício entendemos que primeiro são colocados os alicerces e depois o erguimento das paredes. Assim foi e é com a Igreja, sendo que os apóstolos lançaram os fundamentos e os evangelistas, pastores e mestres constroem as paredes desse grande edifício espiritual chamado Igreja do Senhor Jesus Cristo. Os fundamentos são colocados uma só vez, o que já foi feito pelos apóstolos, porém o erguimento do edifício está sempre em continuidade, o que é feito pelos evangelistas, pastores e mestres.

Read more

LIÇÃO 5 – DONS DE ELOCUÇÃO

Acesse aqui o vídeo da aula –   https://youtu.be/gAPfqgl_Qgo

DONS DE ELOCUÇÃO
Lição 5 – 2 de Maio de 2021
Texto Áureo: I Pedro 4.11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
Leitura Bíblica em Classe: I Coríntios 12.7,10-12; 14.26-32  

Read more

LIÇÃO 4 – DONS DE PODER

AULA EM VÍDEO –   https://youtu.be/95jIj2uI3Dw

DONS DE PODER Lição 4 – 25 de Abril de 2021
Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; 5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Leitura Bíblica em Classe: I Coríntios 12.4,9-11

Introdução: Os dons de poder são os meios necessários recebidos da parte de Deus para serem exercidos no serviço do seu reino. Essas manifestações de poder acontecem desde o Antigo Testamento ao Novo Testamento, atualmente envolvendo a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Esses dons se manifestam tanto na área física como na espiritual, com operações interiores e exteriores. Todos esses dons de poder são operados pelo Espírito Santo naquilo que é útil à Igreja e na propagação do Evangelho da graça divina. Se o Espírito nos concede tal dádiva é para capacitar-nos a cumprir o nosso ministério; para que nada possa nos impedir de cumprir tal função a qual somos incumbidos de realizar. O recebimento de um dom espiritual envolve uma séria responsabilidade, visto ser essencialmente uma oportunidade de se dar a si mesmo em serviço sacrificial em prol dos outros. É preciso entender que para alguém receber os dons espirituais é necessário ter recebido o batismo no Espírito Santo. Alguns ministérios evangélicos entendem que o batismo com o Espírito foi somente um evento ocorrido no Pentecostes e desse modo, os seus líderes não aceitam que esse evento foi extensivo à Igreja Corpo, isso, em todas as épocas. Em decorrência desta ignorância quanto ao fato, eles próprios são pessoas totalmente desprovidas de qualquer dom espiritual. Nesse caso, os seus liderados também ficam desprovidos de ter e receber essa promessa que foi dada para toda igreja de Cristo. 

Read more

LIÇÃO 3 – DONS DE REVELAÇÃO

VÍDEO DA AULA – https://youtu.be/LMs8Wrhn9FU DONS DE REVELAÇÃO Lição 3 – 18 de Abril de 2021 Texto Áureo: I Coríntios 14.26 Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Leitura Bíblica em Classe: I Coríntios 12.8,10; Atos 6.8-10; Daniel … Read more

Lição 2 – O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS

Vídeo da Aula – Clique>>   https://youtu.be/6zCAaV0p6xo

O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS
Lição 2 – 13 de Abril de 2014
Texto Áureo: I Coríntios 14.12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Leitura Bíblica em Classe: I Coríntios 12.8-11; 13.1,2

Introdução: Quando Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a sua Igreja, que significa: (os chamados de dentro para fora) Estes formariam um corpo só e, ele seria o cabeça desse corpo. Dessa forma seriam um corpo indestrutível instituído por Ele e equipado com dons espirituais para serem usados na luta contra o reino das trevas. Então se entende que o propósito dos dons espirituais é equipar os santos para servir no Seu reino e, essas ferramentas são imprescindíveis tanto para a Igreja como para a propagação do evangelho. Como está escrito em Efésios 6.12 dizendo que não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. ades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Isso nos mostra que a Igreja não teria como subsistir se não estivesse equipada com os dons espirituais, daí entendemos que uma Igreja que busca esses dons e os usa conforme a vontade do Espírito Santo, certamente é uma Igreja verdadeiramente militante. Infelizmente tem algumas Igrejas que exageram nos dons ao ponto de se tornarem carnais, como também tem as Igrejas que não aceitam os dons, e assim são Igrejas frias, sem qualquer manifestação espiritual. É preciso entender que os dons espirituais são ferramentas, à disposição da igreja, para que exerça a sua missão tanto na parte profética, como na parte da proclamação do evangelho de Cristo. Os dons só serão eficazes quando usados ordeiramente com a consciência exata dos seus propósitos.

Read more

LIÇÃO 1 – E DEU DONS AOS HOMENS

VÍDEO DA AULA – https://www.youtube.com/watch?v=vJzD-XHGa0I

E DEU DONS AOS HOMENS

Lição 1 – 4 de Abril de 2021

Texto Áureo: Efésios 4.8 “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens”.

Leitura Bíblica em Classe: Romanos 12.3-8; I Coríntios 12.4-7

Introdução: Dom ou talento é definido como uma inclinação natural de uma pessoa dotada de aptidão e inteligência para realizar determinada atividade. No mundo secular observam-se muitas pessoas com dons naturais em todos os segmentos da sociedade, sendo alguns mais destacados e outros menos, mas de qualquer maneira é um dom. No meio cristão a bíblia nos revela sobre os dons desde o Antigo Testamento ao Novo Testamento. No Antigo Testamento observamos que alguns personagens bíblicos eram dotados de dons espirituais de uma forma específica, isso, em todas as dispensações até o início da Igreja no Novo Testamento onde a questão dos dons foi revelada de uma forma mais compreensível nas cartas apostólicas. Nessas revelações entendemos que são nove os dons espirituais, mas que não fica só nesses nove dons. Isto porque na diversidade de dons espirituais que a bíblia revela, existem outros dons que são oriundos de um talento natural que a pessoa possui o qual pode ser transformado em um dom espiritual. Assim um dom natural que a pessoa possui e, é compatível para o serviço na obra de Deus, pode ser espiritualizado se tornando um dom espiritual, desde que o possuidor do dom se disponha a colocar o seu talento a serviço do reino de Deus.

Read more

Lição 13 – Voltados os olhos para a Bendita Esperança

VÍDEO DA AULA:  https://youtu.be/ONRD4jm4fhc

Lição 13 – Voltados os olhos para a Bendita Esperança
Texto Áureo: “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.”  (Tt 2.13)
Leitura Bíblica em Classe: Atos 1.6-11

Introdução: Jesus disse que do jeito que o viram subir para a glória celestial, também o verão descer numa alusão a segunda parte da  sua vida para estabelecer o reino milenar após o término da grande tribulação. Isto porque, na primeira parte da sua vinda, ninguém o verá descer, pois Ele só descerá ao nível do céu espacial, o qual será o lugar de encontro com a sua noiva, que é a igreja. Essa é a esperança com promessa, pois se assim Ele disse que voltaria, Ele vai cumprir. Desse modo vamos olhar com fé para essa esperança, revestidos de toda a armadura de Deus, com as nossas lâmpadas brilhando e aguardando a vinda do Senhor. Este dia será um terror e confusão para todos os pecadores e mais ainda para aqueles que não o seguem com obediência e fidelidade,  como também todos os desviados do seu caminho.

Read more

Lição 12 – A URGÊNCIA DO DISCIPULADO

Link do vídeo – https://youtu.be/QFjiMbbmKJk

Lição 12 – A URGÊNCIA DO DISCIPULADO
Texto Áureo: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)
Leitura Bíblica em Classe: Mateus 28.16-20; Atos 2.42-47

Introdução: Urgência significa uma necessidade imediata, ou fazer com pressa; e nesse caso, está relacionada ao discipulado de forma global. Ser discípulo de Jesus é aprender dele e ser seu imitador. No tempo de Jesus, um discípulo era um aluno que estava aprendendo a ser como seu mestre. Jesus mandou fazer discípulos de todas as nações. A primeira ordem de Jesus aos seus discípulos foi quando ele disse para irem por todo o mundo e pregar o evangelho da graça. A seguir Jesus dá uma ordem para que as almas que se convertessem recebem o discipulado, pois sem esse quesito os conversos a Cristo corriam o risco de não prosseguir na fé, ou de serem enganadas por falsos pregadores e se desviarem da visão do verdadeiro evangelho. Outro ponto importante é que o cristão sendo discipulado passa a ter conhecimento da palavra de Deus e assim sendo, também estará capacitado a discipular os conversos a Cristo. Não basta evangelizar e ganhar almas para Cristo, isso é essencial, mas tem um sequenciamento na preparação do converso, que é o discipulado ordenado por Cristo. Todas as igrejas locais devem necessariamente ter esse cuidado de discipular os conversos com pessoas qualificadas para esse trabalho. 

Read more

Lição 11 – COMPROMISSADOS COM A EVANGELIZAÇÃO

Link da aula ministrada em vídeo:  https://youtu.be/CRNC_oeMfYc

Data da Aula: 14 de Março de 2021

Lição 11 – COMPROMISSADOS COM A EVANGELIZAÇÃO
Texto Áureo: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”(Mt 28.19)
Leitura Bíblica em Classe: Marcos 16.14-20  

Introdução: O compromisso com a evangelização significa pregar, propagar e estabelecer semeando as boas novas da salvação em Cristo Jesus. Devemos entender que esse é um compromisso ordenado por Jesus para todos os seus discípulos, que envolve toda a sua igreja. Quando se evangeliza deve ser pregado o verdadeiro evangelho, cujo conteúdo principal é Cristo; e a sua mensagem é a justificação pela fé. A justificação pela fé é um ato divino para quem se entrega ao conteúdo do evangelho, que é Cristo. O Evangelho é a proclamação da atividade redentora de Deus em Cristo Jesus, a favor do homem escravizado pelo pecado.  

Read more

Exit mobile version